Minha filosofia pessoal é minha música. Nada menos que a música - vida - isso é tudo. Jimi Hendrix

sábado, 5 de maio de 2012

12 maiores guitarristas mulheres do rock

Seleção interessante feita pelo site da revista Elle gringa, com as mulheres que mais se destacaram no mundo das 6 cordas. A lista não está em formato de ranking e nem privilegia a técnica exageradamente apurada – tem garotas que detonaram nos mais diferentes estilos de rock ‘n’ roll.

Outras listas:
-Melhores guitarristas dos últimos 30 anos
-100 melhores guitarristas da história
 
 
Joan Jett 
 

Certo, Joan Jett ama rock ‘n’ roll e a gente ama ela e todas suas bandas (“Blackheart”, “Runaways”, etc)


Lita Ford

 


Se Jett representava o lado punk do “Runaways”, a guitarrista solo Lita Ford era o hard rock em pessoa. E continuou cada vez mais metal (com direito a dueto com Ozzy) em sua carreira solo.


Nancy Wilson (Heart)
 
 
Nancy Wilson ficou famosa tocando guitarra e violão no Heart, gravou discos solos e assinou a maior parte das trilhas sonoras dos filmes dirigidos pelo maridão Cameron Crowe (Sim, aquele cara sortudo de “Quase Famosos”).


Jennifer Batten 


A virtuose Jennifer Batten acompanhou diversos artistas em turnê e estúdio. Mas não estamos falando de qualquer artistinha não, a loirona participou de shows com Michael Jackson e gravou com o guitar hero Jeff Beck.



Donita Sparks (L7)

 
 
Mulheres raivosas e com atitude atacaram a bunda molice do rock junto com o grunge nos anos 90. Donita estava a frente do L7, uma das melhores bandas dessa safra.


Kelley Deal (Breeders) 


Como (quase) todo guitarrista de indie rock, o forte de Kelley Deal não é exatamente o virtuosismo. A irmã de Kim Deal, inclusive, demorou pra aprender a tocar guitarra e tornar-se a guitarrista solo do Breeders



Carrie Brownstein (Sleater-Kinney)


O Sleater-Kinney começou na esteira das rrriot girls e seu punk raivoso, mas aos poucos foi variando suas influências chegando a soar como o velho Led em algumas canções.



Poison Ivy (The Cramps)
 



A sexy Poison Ivy é a mãe do psychobilly, com sua guitarra frenética servindo de pano de fundo para as maluquices do marido Lux Interior, líder do The Cramps.


 

Ruyter Suys (Nashville Pussy)
 



Porrada sonora em mais um caso de marido cantando e mulher tocando. Sim, rockers, Ruyter Suys detona nos solos do Nashville Pussy – às vezes, só de lingerie…



The Great Kat


Tá com medinho da viúva negra aí em cima, ta, coração? Pois saiba que essa dominatrix, era “só” uma violonista clássica fudida até resolver virar estrela do trash metal virtuoso, metendo Beethoven no mundo da distorção.


Marnie Stern
  


Apesar do começo punk, Marnie Stern chamou atenção dos guitarristas do mundo com sua técnica de tapping. Hey, pare de babar! Foco na técnica!



Orianthi


Michael Jackson gostava de acrescentar solos virtuosos de belas guitarristas de hard rock ao seu som. Orianthi seria uma das estrelas da última turnê do astro, “This is It“. A australiana de origem grega também já tocou ao lado de feras como Santana e Steve Vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário